Um fenômeno que os cientistas chamam de “mudança climática subterrânea” está deformando o solo sob as cidades, descobriu um estudo realizado em Chicago.

Essa mudança de terreno sob áreas urbanas pode representar um problema para edifícios e infraestrutura, ameaçando o desempenho e a durabilidade a longo prazo, de acordo com a pesquisa.

Tecnicamente conhecidas como “ilhas de calor subterrâneas”, a mudança climática subterrânea é o aquecimento do solo sob nossos pés, causado pelo calor liberado por edifícios e transporte subterrâneo, como sistemas de metrô.

Quanto mais densa a cidade, mais intensa é a mudança climática subterrânea”, disse o principal autor do estudo, Alessandro Rotta Loria, professor assistente de engenharia civil e ambiental na Northwestern University em Evanston, Illinois, nos Estados Unidos.

Solo, rochas e materiais de construção se deformam quando submetidos a variações de temperatura. Por exemplo, o solo sob os edifícios pode se contrair quando aquecido, causando um assentamento indesejado, disse Rotta Loria.

Mas a mudança climática subterrânea não é o mesmo que pensamos como mudança climática na atmosfera, que é em grande parte impulsionada por gases de efeito estufa e tem efeitos de longo alcance, disse David Archer, professor de ciências geofísicas da Universidade de Chicago.

 

Fonte CNN