Sabe aquele antigo procedimento chamado “tirar a carteira de trabalho”? Ele não é mais necessário. E o motivo é bem simples: toda pessoa com um número de CPF também tem, automaticamente, uma Carteira de Trabalho Digital.

O documento de papel deixou de ser emitido para a maioria dos brasileiros em 2019, como uma medida para diminuir filas e agilizar o acesso da população à documentação.

Antes, “tirar a carteira” era um processo que se arrastava por semanas. Hoje, o procedimento é praticamente instantâneo e 100% digitalizado. E quem tira a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em sua forma física é exceção: apenas trabalhadores contratados por órgãos públicos ou organismos internacionais.

O g1 identificou três dúvidas muito comuns sobre o tema e falou com o Ministério do Trabalho e Emprego para respondê-las. Abaixo, você verá:

  • Como ter acesso à Carteira de Trabalho Digital?
  • Como assinar a Carteira de Trabalho Digital?
  • O que aconteceu com o número PIS?
  • O que deve ser feito com a Carteira de Trabalho de papel?

Como ter acesso à carteira de trabalho digital?

A Carteira de Trabalho Digital pode ser acessada de duas maneiras:

  1. 📱 Pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível em lojas para Android e iOS;
  2. 🖥️ Pelo site Portal Emprega Brasil, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
  • Baixe o app da Carteira de Trabalho Digital para Android
  • Baixe o app da Carteira de Trabalho Digital para iOS