O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (PSC), recebeu, nesta quarta-feira (05/04), em seu gabinete, o CEO do Grupo da Rede Amazônica, Phelippe Daou Júnior. Na ocasião, o presidente da Rede Amazônica entregou o caderno “Amazônia que eu quero”. O projeto aborda propostas que foram consolidadas pela Fundação Rede Amazônica a partir de relatos da sociedade.

O caderno traz a discussão de assuntos fundamentais para a realidade amazônica e que têm sido deixados em segundo plano por décadas. Ao mesmo tempo, propõe ampliar a capacidade de análise da população da região Norte, ao levantar informações da gestão pública e apontar caminhos a partir da discussão entre especialistas e a sociedade civil, despertando o senso crítico e o voto consciente dos amazônidas.

O presidente da CMM, Caio André, parabenizou a iniciativa do Grupo da Rede Amazônica, destacando que muitas ações previstas no caderno vão ao encontro de diversas propostas que a Casa Legislativa debate, inclusive sobre a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidades (ONU).

“A Rede Amazônica fez um trabalho maravilhoso que nos foi entregue, que tem uma série de propostas, de depoimentos, que nós vamos nos debruçar, e o que puder ser aproveitado aqui na caixa de ressonância da sociedade manauara, nós iremos aproveitar, com certeza”, disse Caio.

O CEO do Grupo da Rede Amazônica, Phelippe Daou Junior, destacou que o projeto “Amazônia Que eu Quero” é uma ação permanente e de cidadania, que já foi entregue às autoridades de maneira geral do Estado do Amazonas. “O Amazônia Que Eu Quero é permanente, e vai ajudar sim, os governos municipais, os governos estaduais, a Câmara Municipal, a Assembleia Legislativa. Todos aqueles que de alguma maneira tratam o destino da nossa população em todos os estados onde a Rede Amazônica opera vão se valer muito dessas propostas”, disse Phelipe.

Sobre o projeto Amazônia que eu Quero:  No dia 1º de setembro de 2021, o Grupo Rede Amazônica celebrou 49 anos de existência. Em comemoração à data, a Fundação Rede Amazônica, braço institucional do grupo, consolidou o apoio dos veículos de comunicação e plataformas do GRAM para a realização do projeto Amazônia Que Eu Quero.

A primeira temporada – “Caminhos Para a Democracia” 2021/2022 – promoveu fóruns de debates e ações presenciais para discussão e engajamento da população nos estados da Amazônia. Foram debatidos temas como Infraestrutura, Modelo Econômico da Amazônia, Energia Limpa, Empreendedorismo e Florestas.

A partir dos fóruns, câmaras de debates entre especialistas foram criadas com objetivo de apresentar propostas para a resolução dos problemas apresentados para cada estado da Região Norte. Ao fim da temporada, 50 propostas foram criadas e estão listadas em um caderno que será entregue a deputados, senadores e governadores dos estados da região, além do presidente da República em Brasília.