A batalha pelo controle do Congresso dos EUA – tanto da Câmara quanto do Senado – está se resumindo a um número cada vez menor de corridas-chave, com os democratas frustrando as esperanças dos republicanos de uma onda vermelha e ambos os partidos com esperanças de conquistar maiorias estreitas.

No Senado, 35 das 100 cadeiras estão em votação. Sobre o controle da Casa, as projeções indicam empate até o momento, com 48 senadores para cada partido. Se terminar empatado em 50 a 50, a vice-presidente Kamala Harris dá o voto de desempate.

Os republicanos começaram a noite com um resultado importante na Flórida, onde o governador Ron DeSantis venceu em regiões fortemente latinas, historicamente democratas, enquanto caminhava para uma vitória esmagadora que poderia servir como plataforma de lançamento para uma corrida presidencial de 2024.

Mas, nas horas que se seguiram, os democratas reagiram. Na Pensilvânia, o vice-governador democrata John Fetterman derrotou o republicano Mehmet Oz pelo assento do senador republicano Pat Toomey – revertendo uma cadeira que pode ser decisiva na disputa pela maioria da Casa.

Enquanto isso, a batalha pela maioria na Câmara – que favoreceu os republicanos, que esperavam se beneficiar da alta inflação, tendências históricas e novas definições de distritos – permanece instável.

 

Fonte Internet