Rússia prometeu nesta quinta-feira (10) que irá abrir rotas de evacuação diárias para civis na Ucrânia. Os corredores humanitários levarão os cidadãos para território russo e funcionarão diariamente a partir das 10h, no horário local. A informação foi dada pelo coronel-general Mikhail Mizintsev, do Ministério da Defesa russo, nesta quinta-feira (10).

“Garantimos total segurança nos territórios controlados pelas Forças Armadas russas”, disse Mizintsev. Não está claro se há um prazo final para essas rotas abertas.

O ministério do Interior da Ucrânia diz que mais de 400 mil pessoas foram evacuadas na ucrânia, sendo que a maioria veio de zonas onde há combate em andamento.

A reunião entre os principais diplomatas das duas nações envolvidas na guerra no Leste Europeu não teve avanço no estabelecimento de um cessar-fogo de 24 horas para ajuda aos civis. O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, encontrou o chanceler russo, Sergey Lavrov, no sul da Turquia nesta quinta-feira (10).

A guerra da Rússia contra a Ucrânia entrou na terceira semana e as consequências financeiras para os russos foram abordadas em uma reunião entre ministros do governo nesta quinta. O presidente Vladimir Putin afirmou que as sanções ocidentais contra a Rússia não são legítimas e destacou que o país resolveria seus problemas “com calma”.

“Temos os recursos que podemos e estamos prontos para fornecer aos nossos parceiros estrangeiros. Deixe-me repetir: se eles criarem algum tipo de problema para nós, as consequências negativas para esta área da economia são inevitáveis. Elas são inevitáveis. O preço vai subir ainda mais”, acrescentou o presidente russo.