Os britânicos não podem usar o túnel sob o Canal da Mancha há vários dias para circular pela estrada através da França com o objetivo de retornar à sua residência europeia, devido às normas de circulação estabelecidas pela França para conter a epidemia de covid-19, gerando confusão na fronteira.
O bloqueio afeta os britânicos que residem oficialmente em um país da União Europeia que não seja a França e que geralmente passam pela França para chegar lá, como ocorre neste período de retorno de festas de fim de ano.
“A menos que tenham uma residência francesa, os britânicos são agora considerados cidadãos de países de fora da União Europeia e não podem mais transitar pela França por estrada para chegar ao seu país de residência dentro da UE”, tuitou na quarta-feira a Eurotúnel, filial do grupo Getlink que administra o túnel sob o Canal da Mancha, mencionando uma decisão do governo francês de 28 de dezembro.
O mesmo acontece com as balsas. “Apenas aquelas residentes na França poderão entrar na França”, escreveu em um tuíte a empresa P&O Ferries.
O ministério do Interior, por sua vez, respondeu à AFP que não houve mudanças nas normas e que trata-se da aplicação das regras nas fronteiras.
“Os britânicos, mesmo os beneficiários do acordo de retirada – que lhes permite, até o momento, ficarem isentos de uma permissão de residência – são cidadãos de países fora da UE”, destacou o ministério. “Portanto, é lógico que recebam as mesmas normas que os outros cidadãos de países fora da UE e não possam transitar para outro país da União Europeia”.
Fonte Internet