Em reforço ao movimento “Setembro Amarelo” para prevenção ao suicídio, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou nesta quarta-feira (15/9), Tribuna Popular com o objetivo de discutir medidas efetivas para as campanhas relacionadas ao tema. O suicídio aparece como a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. É também a sétima causa de morte de crianças entre 10 e 14 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para o vereador Elisandro Bessa (SD), autor da proposta, noventa por centro dos casos de suicídios poderiam ser evitados, como ações preventivas. “Para lidar com a depressão, é preciso saber ouvir e compreender as formas de auxiliar quem está com a saúde mental fragilizada”, disse Bessa, que apontou as ações do Legislativo municipal na área como a criação de projetos de leis e indicações que auxiliam e destacam a importância de discursões relacionadas ao tema.

A gerente de atenção psicossocial da Secretaria de Saúde de Manaus (Semsa), Efthimia Haidos, destacou o atendimento humanizado oferecido na capital, principalmente, durante a pandemia do vírus da covid-19. “Percebemos que tivemos aumento significativo de casos que chegam até os serviços de saúde, a procura de atendimento, pessoas que estão em grande sofrimento psicológico, e a Semsa tem feito o seu trabalho para prevenir o suicídio na cidade de Manaus, assim aumentando os atendimentos nas unidades básicas de saúde”, esclareceu.

Além dos serviços municipais, o Amazonas também conta com o Centro de Valorização da Vida no Amazonas (CVV) que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuita pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo através de telefone, email e chat 24 horas todos os dias. A voluntária da unidade, Ingrid Melo, afirma que o aumento no número de contatos em meio a pandemia. “Já estamos a dois anos em Manaus, prestando atendimento as pessoas que procuram o CVV pelo telefone, e no período de pandemia esse número aumentou”.

O Amazonas registrou alta de mais de 25% nos casos de suicídio nos últimos dois anos.

Fonte Internet