O Ibovespa fechou em queda nesta segunda-feira (16) em meio a uma “tempestade” de más notícias nos âmbitos nacional e internacional. Foram dados fracos da economia chinesa, tomada do Afeganistão pelo Talibã, e, por aqui, o presidente Jair Bolsonaro prometeu apresentar pedidos de impeachment contra os ministros Luis Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na China, as vendas no varejo cresceram 8,5%, abaixo da expectativa de 11,5% de analistas ouvidos pela agência internacional de notícias Reuters. Já a produção industrial se expandiu em 6,4% no mesmo período, abaixo da expectativa de 7,8%, também segundo analistas ouvidos pela Reuters.

Entre os fatores para o desempenho abaixo da expectativa, o Escritório Nacional de Estatísticas da China citou o impacto de incertezas externas, a pandemia de Covid na China e enchentes, e também afirmou que “a recuperação econômica é instável e desigual”.

Sobre o Afeganistão, o grupo considerado terrorista retomou o controle do país aproveitando a retirada das tropas americanas, que foi prometida pelo presidente Barack Obama, planejada pelo presidente Donald Trump após negociações de paz com o grupo, e efetivada pelo presidente Joe Biden.

Segundo Roberto Attuch, CEO da Ohmresearch, a principal consequência do novo cenário para os mercados é que pode enfraquecer Biden e tornar mais difícil a aprovação de medidas como o pacote trilionário de investimentos em infraestrutura do democrata. Já Jennie Li, estrategista de ações da XP, acredita que o medo do terrorismo vai aumentar com a vitória do grupo fundamentalista. Ambas as análises estão no canal do Telegram do InfoMoney.

Ainda no exterior, o índice de atividade industrial Empire State, que mede as condições da manufatura no Estado de Nova York, recuou do nível recorde de 43 em julho para 18,3 em agosto, segundo pesquisa divulgada nesta segunda pelo Federal Reserve de Nova York. O resultado veio abaixo da previsão já pessimista de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que esperavam baixa do indicador a 29 neste mês.

Fonte Internet