Indonésia, lar de cerca de 270 milhões de pessoas, se transformou no novo epicentro da pandemia na Ásia. A nação insular reportou 54.517 novos casos de Covid-19, segundo o balanço das autoridades de saúde, marcando um recorde nacional diário e um terrível sinal de aviso para o quarto país mais populoso do mundo.

Se a propagação continuar sem melhorias, os especialistas dizem que pode contribuir para levar o sistema de saúde da Indonésia à beira do desastre. Alguns temem que a situação possa ser pior do que os números mostram, porque nem todas as pessoas são testadas para o vírus.

especialistas dizem que a Indonésia está agora colhendo os custos de não implementar bloqueios rigorosos, nem investir o suficiente em sistemas eficientes de rastreio de contatos. Os trabalhadores estão preocupados com a possibilidade de os hospitais não serem capazes de lidar com o número crescente de pacientes internados, especialmente porque a variante Delta está se espalhando com muita rapidez.

O jornal estatal Antara News informou que 90 mil das 120 mil camas hospitalares do país estão ocupadas, equivalente a 75%. E mais de 60 pessoas morreram no início deste mês, depois de um hospital em Java quase ter esgotado o seu fornecimento de oxigênio, embora um porta-voz do hospital não pudesse confirmar se todos os mortos tinham contraído a Covid-19.

As autoridades também estão lutando para conseguir imunizar um número suficiente de pessoas. A Indonésia vacinou totalmente apenas 5,5% da sua população. Em Jacarta, capital do país, cerca de dois milhões de pessoas – 18% da população da cidade – foram totalmente vacinadas, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

O Presidente, Joko Widodo, disse que as vacinas são a “esperança de recuperação da Indonésia desta crise global de saúde”. “O acesso justo e equitativo às vacinas deve ser garantido, uma vez que vemos que ainda existe uma grande lacuna no seu acesso em todo o país”, afirmou

Na terça-feira, quase 3,5 milhões de doses de vacina Covid-19 da AstraZeneca chegaram à Indonésia como parte do programa global de partilha de vacinas COVAX.

 

Fonte Internet