Com a maior população indígena do Brasil, o Amazonas escolheu uma profissional de saúde e indígena como a primeira pessoa a ser imunizada contra a covid-19. O estado vive uma crise sem precedentes após aumento significativo no número de casos em decorrência da doença. A vacina foi aplicada durante apresentação oficial do Plano Estadual de Imunização pelo governador Wilson Lima (PSC), na noite de hoje.

Vanda Ortega é indígena do povo witoto. Ela tem 33 anos e é técnica em enfermagem. Nasceu no município de Amaturá, na calha do rio Solimões. Em 2002, Vanda foi a Manaus para trabalhar. Finalizou seu curso na área da saúde somente em 2013.

“Para as populações indígenas do Amazonas, esse momento representa muito para meu povo e para os 63 povos indígenas do estado do Amazonas. Esse estado, que tem a maior população indígena do Brasil, precisa ser cuidado”, disse ela.

Moradora do Parque das Tribos, primeiro bairro indígena de Manaus, Vanda Ortega é atuante na luta em defesa dos povos indígenas e trabalha na rede estadual de saúde pela Fundação Alfredo da Matta. Na comunidade em que reside, ela organiza os atendimentos de saúde dos moradores.

“Nessa segunda onda de covid-19, temos, neste momento, 32 indígenas que testaram positivos. Na verdade, não era nem para eu estar aqui, hoje. Neste momento recebemos uma ligação de que tenho quatro parentes meus indo para a UPA [Unidade de Pronto Atendimento] com dificuldade respiratória”. explicou, caracterizada com uma vestimenta cerimonial de seu povo.

https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2021/01/18/1-vacinada-no-amazonas-e-indigena-nao-era-para-eu-estar-aqui.htm