Com o aval dado na terça-feira pelo grupo de trabalho da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que acompanha a limpeza de faixas para ativação do 5G no Brasil, a cidade de São Paulo deve ter a tecnologia de internet móvel de quinta geração ativada a partir desta quinta-feira (4). A informação foi antecipada pelo Estadão/Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Segundo a Anatel, a maior concentração de antenas está no centro histórico da cidade, na região da avenida Paulista e no Itaim Bibi. Já os bairros da Aclimação, da Mooca e do Brás, por exemplo, terão uma cobertura menor do serviço no início do processo.
A faixa pela qual vai transitar a internet de quinta geração é ocupada hoje pelo sinal de TV por antenas parabólicas. O processo de limpeza, feito pelo Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz), consiste em migrar o sinal das parabólicas da banda C para a banda KU.
Técnicos passaram os últimos dias nas ruas instalando filtros nos equipamentos e testando se esse “desvio” no sinal funciona corretamente.
Fonte Internet