Atualmente importados da China, os motores elétricos passarão a ser fabricados pela Livoltek no Polo Industrial de Manaus, a partir de 2026

 

A transição energética ganhou um novo capítulo no coração da Amazônia. Nesta sexta-feira (14/11), a Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) participou da entrega de mais de 60 motores de rabeta elétricos a pescadores do município de Careiro da Várzea. A ação integra o Projeto Pixundé, desenvolvido pela Livoltek Brasil, em parceria com o Instituto Somar Amazônia e com cooperação técnica da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O evento ocorreu no Porto da RONAV – Rondônia Navegação Ltda, localizado na Vila da Felicidade (Ceasa).

 

Representando o governador do Amazonas, Wilson Lima, o secretário da Sedecti, Serafim Corrêa, destacou o impacto histórico da iniciativa e classificou o motor de rabeta elétrico como a maior revolução de todos os tempos para o homem do interior. Segundo ele, a mudança representa uma verdadeira libertação para quem depende diariamente da navegação.

 

“O carro elétrico é muito bom para o homem urbano, mas para o nosso homem do interior, que vive nos rios e igarapés, o que interessa é o motor de rabeta. Eles são dependentes do óleo diesel para fazer o motor funcionar. Agora, com a rabeta elétrica, estamos falando de economia, sustentabilidade, silêncio e qualidade de vida. É uma revolução”, ressaltou.

 

Energia limpa

 

Inspirado no peixe elétrico amazônico, o Projeto Pixundé busca validar o uso de motores elétricos para embarcações de pescadores que dependem da atividade para sobreviver. Além de reduzir custos com combustível, hoje um dos principais gastos do setor, o uso de energia limpa contribui para diminuir impactos ambientais e melhorar a renda das famílias.

 

Atualmente importados da China, os motores elétricos passarão a ser fabricados pela Livoltek no Polo Industrial de Manaus, a partir de 2026, fortalecendo a cadeia produtiva local e consolidando o Amazonas como protagonista em tecnologias sustentáveis.

 

“Mais uma vez, a Livoltek apresenta um projeto significativo, voltado para ampliar o acesso à tecnologia de energia renovável para os nossos pescadores e para toda a nossa região. Estamos trabalhando para que esse produto não seja fabricado apenas na China, mas também aqui no Polo Industrial de Manaus, garantindo geração de empregos, capacitação e mais desenvolvimento para o Amazonas”, gerente de planta da Livoltek, Márcio Sousa.

 

Mudança

 

A transformação já começa a ser sentida por quem vive dos rios. O pescador Rosiney Silva, que exerce a atividade há 10 anos, celebrou a economia e a eficiência dos novos motores.

 

“Vai ajudar muito porque a gente gasta muito com gasolina. Com o motor elétrico, economiza o dinheiro e melhora nossa renda. Já fizemos o teste e o motor é bom. Ele é silencioso, não espanta o peixe. Vai fazer diferença na vida da gente”, revelou.

 

Estiveram também presentes o secretário Estado de Energia, Mineração e Gás do Amazonas (Semig), Ronney Peixoto, e o secretário de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), Marcos Vinicius.

 

*Fonte – Sedecti,