Pirarucu Gratinado com Creme de Mandioca
Ingredientes

500g de pirarucu em postas dessalgado
1 xícara de azeite
500g de mandioca cozida e amassada ou moída
100ml de leite de coco
1 lata de creme de leite
3 cebolas grandes cortadas em rodelas
Cheiro verde e azeitona à gosto
1 pote de requeijão
Queijo parmesão ralado à gosto
Sal se necessário

Modo de preparo

Em uma frigideira anti-aderente aqueça meia xícara de azeite e doure as postas de pirarucu, depois acrescente o restante do azeite e doure a cebola Reserve. Em uma tigela, coloque a macaxeira, o leite de coco e meia lata de creme de leite. Se necessário acrescente sal e misture bem até formar um creme liso, desligue o fogo e misture bem o requeijã2o com o restante do creme de leite. Reserve. Montagem: Em um refratário grande untado com azeite, coloque o creme de macaxeira, acomode as postas do peixe e por cima, espalhe a cebola e as azeitonas. Cubra com a mistura de requeijão e creme de leite. Polvilhe o queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200 C durante 20 minutos ou até gratinar. Coloque o cheiro verde e as azeitonas e sirva.

Pirarucu (Arapaima gigas) é um dos maiores peixes de água doce fluviais e lacustres do Brasil. Pode atingir três metros e seu peso pode ir até 200 Kg.1 É um peixe que é encontrado geralmente na bacia Amazônica, mais especificamente nas áreas de várzea, onde as águas são mais calmas. Costuma viver em lagos e rios de águas claras e ligeiramente alcalinas com temperaturas que variam de 24 a 37 °C, não sendo encontrado em zona de fortes correntezas e águas ricas em sedimentos.
Este peixe é um dos maiores de água doce do mundo, e conhecido também como o bacalhau da Amazônia. Seu nome vem de dois termos tupis: pirá, “peixe” e urucum, “vermelho”, devido à cor de sua cauda.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Por Greyce Elgaly