Pirarucu ao leite de castanha do Pará

//Pirarucu ao leite de castanha do Pará

Pirarucu ao leite de castanha do Pará

[fullwidth background_color=”” background_image=”” background_parallax=”none” enable_mobile=”no” parallax_speed=”0.3″ background_repeat=”no-repeat” background_position=”left top” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_webm=”” video_mp4=”” video_ogv=”” video_preview_image=”” overlay_color=”” overlay_opacity=”0.5″ video_mute=”yes” video_loop=”yes” fade=”no” border_size=”0px” border_color=”” border_style=”” padding_top=”20″ padding_bottom=”20″ padding_left=”” padding_right=”” hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” hide_on_mobile=”no” menu_anchor=”” class=”” id=””]

1 quilo de pirarucu salgado
4 de (sopa) de azeite
1 quilo de castanha-do-pará (as mais novas ou verdes)
1 quilo de batatas cozidas inteiras
1 maço de cheiro verdes
Pimenta-de-cheiro
2 dentes de alho
2 cebolas
1 pimentão
Sal

Colocar o pirarucu de molho em bastante água para retirar o sal, desde a véspera. Trocar várias vezes a água. Após a retirada do sal, escaldar o pirarucu, que já deve estar cortado em 4 postas de 250 gramas. Fazer um refogado com o azeite, as cebolinhas batidinhas, o alho e o pimentão, tornar a refogar bem e adicionar 3 copos de água. Deixar cozinhar em fogo brando.

Cortar as castanhas em pedacinhos e bater no liqüidificador com um copo de água. Depois coar em peneira fina para extrair todo o leite e, se este estiver muito grosso, juntar um pouco mais de água. Colocar o leite de castanha em um vasilhame e deixar descansar por algum tempo ou horas.

Facilita muito preparar o leite de castanha antes de começar preparar o pirarucu. Assim que o peixe estiver cozido e todo o molho secar, juntar o leite de castanha. Provar o sal e temperar a gosto juntando, também, pimenta de cheiro picadinha (esta pode ser servida à parte). Quando o leite de castanha ferver, o prato estará pronto para servir. Arrumar em uma travessa com as batatas cozidas e acompanhar com arroz branco ou com farinha de mandioca especial.

Por Greyce Cardoso…

[/fullwidth]
2016-06-22T10:37:39-03:00junho 22, 2016|Receita|