Peixe Matrinxã com farofa de Banana Pacovam

Limpe o peixe, mas não retire a escama, tempere por dentro com arisco e limão, à seu gosto, pra um peixe de quase 3 kg coloquei 4 limões grandes e mais ou menos 2 colheres de arisco, e deixe pelo menos uns 30 min. nesse tempero.

Para a farofa

3 bananas pacovam (banana de fritar)
1/2 cenoura ralada
1 tomate grande picado
1/2 maço de couve cortadas grosseiramente
Farinha de mandioca

Corte as bananas em rodelas e corte essas rodelas em 2 ou 4, como preferir. Fritei em óleo quente e reserve.

Deixe o tomate desmanchar um pouco e coloque a banana frita, misture bem. Depois disso coloque a couve dê uma tampada na panela só para murchar e adicione farinha a gosto. E pronto!!!

Abra o peixe disponha fatias de mussarela e só então recheie com a farofa.

Embrulhe em papel alumínio e forno nele!!!rs Coloque no forno a 250º e deixa ali umas 2 horas. Vai depender do tamanho do peixe. Passado esse tempo, retire o peixe do forno e tire o alumínio da parte de cima, as escamas vão sair junto, como se fosse um couro. Vire o peixe em outra assadeira, com a parte sem alumínio para baixo e retire o alumínio do outro lado também.
Nessa hora faça uma misturinha de limão com arisco jogue por cima do peixe e coloque no forno mais uns 10 minutinhos.

Pro: Greyce Elgaly

Peixe Matrinxã
É um peixe de água doce chamado Matrinxã é conhecido popularmente como Jatuarana.

Nome científico
Brycon cephalus.

Distribuição geográfica

Sua espécie é distribuída na Bacia Amazônica.

Características     
O Matrinxã é um peixe de escamas. Sua carne é muito apreciada nas regiões Centro Oeste e Norte do país. Possui corpo alongado, um pouco alto e comprimido. Sua coloração é prateada, com as nadadeiras alaranjadas, sendo a nadadeira caudal escura. Apresenta uma mancha arredondada escura na região umeral. Os dentes são fortes, multicuspidados, dispostos em várias fileiras na maxila superior. Pode chegar aos 80 cm de comprimento e 5 Kg de peso.

Habitat
O Matrinxã habita rios com águas claras e lagos, próximos a estruturas, como paus submersos, onde espreitam suas presas.

Alimentação
É um peixe omnívoro, alimentando-se de frutos, sementes, flores, insetos e, ocasionalmente, de pequenos peixes (inclusive da própria espécie).